O Hospital Alemão Oswaldo Cruz sempre primou pela qualidade de atendimento e serviços, e não foi diferente no momento de implantar um Serviço de Hemoterapia que atendesse as necessidades dos pacientes internados no hospital. Nos idos dos anos 50 começou a parceria com médicos, que posteriormente se estabeleceram como um serviço de hemoterapia, e que posteriormente vieram a constituir o atual Instituto HOC de Hemoterapia , uma aliança que permanece até o presente.
O pioneirismo, qualidade, segurança e o avanço tecnológico sempre foram marcas que consagraram o Instituto HOC durante os mais de 60 anos de existência. A implantação, pelo serviço de hemoterapia, de novos sistemas, aparelhamento, tecnologia e avançados conceitos técnico-científicos contribuíram para que o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em 2003, alcançasse o nível III, pontuação máxima dada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), atestando a qualidade e segurança no processo de hemoterapia, desde a coleta até a transfusão de sangue. Além disso, o Instituto conta com a Certificação de Excelência em Imunohematologia concedido pela Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia.
A equipe multidisciplinar formada por médicos hemoterapeutas, enfermeiros, biomédicos, biólogos, farmacêuticos, técnicos, auxiliares de enfermagem e equipe administrativa é responsável pela garantia da segurança e qualidade dos serviços:
Para dar sustentação à filosofia de trabalho do Instituto HOC existe um tripé de práticas e conceitos que permeiam a existência da entidade:
“Atender às solicitações de atividades hemoterápicas dentro dos preceitos da hemoterapia moderna, com a máxima qualidade, segurança, presteza e atenção aos nossos clientes”.
“Ser um Banco de Sangue reconhecido pelos seus doadores como um local agradável e seguro para fazer doações, que os conscientizem de sua importância para nossos pacientes, estimulando seu altruísmo e sua fidelização. Também ser reconhecido pelos médicos e pacientes da Instituição por sua excelência na realização de procedimentos hemoterápicos”.
Excelência no atendimento.
Valorização e qualificação dos recursos humanos.
Ética com transparência e responsabilidade.
Crescimento e aprimoramentos contínuos.
Confiança e respeito, propiciando relações abertas, francas e saudáveis.
Cooperação, facilitando a troca de conhecimento e experiências no trabalho em equipe.