Instituto HOC

Entradas: Rua Treze de Maio, 1815 e Rua João Julião, 331
Paraíso - São Paulo - SP

Telefones: 0800 772 1227 ou (11) 3286-7372
De segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h, exceto feriados

  • Home
    • Doe Sangue
    • Doe Plaquetas
    • Clube do Doador
    • Sangria Terapêutica
  • Quem Somos
    • Instituto de Hemoterapia
    • Hospital Alemão Oswaldo Cruz
  • Nossa História
    • História da Transfusão
    • Bancos de sangue no Brasil
    • Banco de sangue do Hospital Alemão Oswaldo Cruz
  • Eventos
  • Como chegar
  • Fale Conosco
  • RESULTADOS DE EXAMES

Perguntas e respostas


Selecionamos algumas perguntas mais frequentes a respeito do processo de doação de sangue. As dúvidas que não estiverem neste espaço, certamente estarão nos menus referentes à doação de sangue e doação de plaquetas.



Qual o horário de atendimento do Banco de Sangue?

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 18h00, e aos sábados, das 8h00 às 13h00, exceto feriados.



Em que local fica o Banco de Sangue dentro do Hospital?

Clique aqui para acessar o MAPA.



Que forma de identificação é necessária para a doação de sangue?

Documento oficial com foto, por exemplo: Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Profissional.



Como agendar uma doação de sangue ou plaqueta?

Faça o agendamento de sua doação no menu, ou pelo ícone do WhatsApp. Doe Sangue ou Doe Plaquetas.



Quanto tempo demora a doação de sangue ou de plaquetas?

Para doação de sangue total, o processo completo normalmente compreende as seguintes etapas: cadastro, triagem, coleta e lanche, com duração de aproximadamente 1 hora. Para doação de plaquetas o processo completo demora aproximadamente 2 horas.



A partir de que idade posso doar sangue?

Normalmente você pode doar sangue a partir de 18 anos completos até 69 anos, 11 meses e 29 dias, porém, o limite para a primeira doação é de 60 anos, 11 meses e 29 dias.



Tenho 16 anos completos, posso doar sangue?

Candidatos à doação com idade de 16 e 17 anos podem ser aceitos com o consentimento formal e presença do responsável legal (ver Doe Sangue).



Com que frequência posso doar?

Para mulheres, o intervalo mínimo entre doações de sangue total deve ser de três meses, não ultrapassando três doações ao ano e para homens, deve ser de dois meses, não ultrapassando quatro vezes ao ano. A doação de plaquetas por aférese pode ser feita a cada 48 horas, não ultrapassando quatro doações no mês e 24 ao ano.



Como eu devo me preparar para a doação de sangue?

Sugerimos que você tenha uma refeição balanceada, beba grande quantidade de líquidos (suco ou água), pelo menos quatro horas antes de doar sangue. É importante também que você tenha tido uma boa noite de sono (pelo menos 6 horas) nas últimas 24 horas.



Como vou me sentir após a doação de sangue?

A maioria das pessoas sente-se bem após uma doação de sangue. Entretanto, algumas pessoas apresentam reações adversas passageiras, tais como tontura, náusea, sudorese, mal-estar ou desmaio, na maioria das vezes, de fundo emocional. Pode haver algum extravasamento de sangue, com formação de equimose ou hematoma (coleção de sangue) sob a pele no local da punção, durante ou após da punção da veia do braço, independentemente da habilidade do funcionário que fará a coleta do sangue. Na ocorrência de qualquer reação adversa sempre existe atendimento médico imediato. Para ajudar a prevenir a ocorrência desses eventos é importante ter uma alimentação adequada, ingerir grande quantidade de líquidos, e no dia da doação não levantar pesos com o membro que fora puncionado.



Posso praticar esportes após a doação de sangue?

Você só poderá praticar esportes 12 horas após a doação de sangue. Beba grande quantidade de líquidos e se você se sentir bem, inicie com uma atividade leve, evitando levantar pesos com o membro envolvido na doação. Se você for competidor aguarde um período de 72 horas para reiniciar os treinamentos.



Qual o destino do meu sangue após a doação?

Após a doação, o sangue é separado em três componentes (hemácias, plaquetas e plasma), que são utilizados em diferentes pacientes. Cada hemocomponente é utilizado para uma determinada finalidade e tem uma validade específica (ver Doação passo a passo) – para ser lido após a doação.



Quanto tempo demora para o organismo repor o sangue doado?

Seu organismo repõe as hemácias doadas em aproximadamente oito semanas e as plaquetas em 48 horas. Com a ingestão adequada de líquidos após a doação, o volume sanguíneo doado é reposto em até 48 horas.



Se o sangue doado vai ser rigorosamente examinado, por que são feitas perguntas sobre o comportamento sexual do doador durante a triagem?

Os exames realizados no sangue doado são de última geração e de altíssima sensibilidade, porém, após um contágio, é necessário um período de tempo para que os exames detectem a infecção por micro-organismos (vírus, bactérias etc.). É a chamada Janela Imunológica. Assim, quando o contágio é recente, os exames podem não detectar a infecção, apresentando resultado Negativo/Não Reagente e o sangue será usado para transfusão. Por isso, a sinceridade e a responsabilidade do doador são fundamentais para a segurança da transfusão de sangue no paciente.



O que é Janela Imunológica?

Janela Sorológica é o intervalo de tempo entre o contágio da pessoa e a capacidade do exame sorológico de detectar a infecção. Se alguém fizer uma doação de sangue neste intervalo de tempo, seus exames apresentarão resultado Negativo/Não Reagente e seu sangue será usado em transfusão, transmitindo a infecção para o paciente. Para minimizar este risco é que os Bancos de Sangue fazem um rigoroso questionário confidencial com o doador durante sua triagem para doação de sangue.



O que é Voto de auto-exclusão?

Este voto é um mecanismo confidencial, onde o doador se auto exclui, ou seja, ele informa que mesmo que os resultados dos exames sorológicos realizados em seu sangue doado apresentem resultados Negativos/Não Reagentes, seu sangue não deverá ser usado em transfusão de paciente, pois ele omitiu alguma informação importante durante a triagem para doação.



Por que é feito o Voto de auto-exclusão?

Visando máxima segurança para o paciente que receberá transfusão do sangue doado, se ao final da triagem o candidato for considerado apto para doação, e se ele tiver sentido constrangimento ou vergonha em responder algumas perguntas de cunho confidencial durante a triagem, principalmente de comportamento sexual, será oferecida uma oportunidade íntima de ele indicar que seu sangue não deverá ser utilizado em transfusão. Esta oportunidade chama-se “Voto de Auto-exclusão”.



Como é feito o Voto de auto-exclusão?

O candidato fará um voto eletrônico ao final da triagem, assinalando diretamente em um dispositivo tablet conectado ao computador, sem que ninguém veja (o voto é sigiloso): SIM ou NÃO, indicando se o sangue dele pode ou não ser utilizado em transfusão após os exames sorológicos. Esta informação do voto consta apenas no software do computador e ninguém tem acesso a ela. Por isso, independentemente de ter votado SIM ou NÃO, ele seguirá todas as etapas como doador, será coletada a bolsa de sangue e serão realizados todos os exames de rotina. A única diferença é que quando chegarem os resultados dos exames sorológicos, mesmo que eles tenham sido todos Negativos/Não Reagentes, se o doador tiver votado NÃO, o próprio software do computador informará que bolsa do sangue doado deverá ser descartada, de maneira confidencial, pois o software só lida com número da bolsa e não com o nome do doador.



Se minha doação de sangue apresentar algum resultado de exame Positivo/Reagente, eu serei informado?

Sim, você será informado por carta registrada no endereço que você indicou por ocasião de seu registro no Banco de Sangue. Se o resultado for confirmadamente Positivo/Reagente, a carta indicará detalhadamente o resultado, mas caso o laboratório tenha necessidade de uma nova amostra de seu sangue para exame, será solicitado que você retorne ao Banco de Sangue para coleta da amostra.

O que é resultado de exame “Falso Positivo” ou “Falso Reagente”?

Os exames sorológicos de triagem realizados pelos Bancos de Sangue por terem a finalidade de proteger o paciente, eles apresentam alta sensibilidade para não deixar de detectar nenhum caso de infecção no sangue examinado. Uma conseqüência desta alta sensibilidade é o resultado “Falso Positivo” ou “Falso Reagente”, ou seja, o exame pode apresentar resultado Positivo/Reagente para determinada infecção, a bolsa de sangue doada é descartada, mas na verdade o doador não apresenta aquela infecção mostrada pelo exame.  Isto ocorre porque a pessoa pode apresentar em seu sangue algum fator desconhecido ou anticorpos contra alguma virose simples, ou mesmo anticorpos de algum processo alérgico, e estes anticorpos apresentarem reação cruzada com anticorpos das doenças examinadas no sangue, fazendo com que o resultado do exame seja Positivo/Reagente.



O doador com resultado de exame “Falso Positivo” ou “Falso Reagente” poderá doar sangue novamente?

Quando o Banco de Sangue suspeita de um resultado “Falso Positivo” ou “Falso Reagente” no exame de triagem, ele convoca o doador para repetir o exame após certo tempo, para verificar se o fator responsável pelo resultado “Falso Positivo” ou “Falso Reagente” do exame de triagem já fora eliminado do organismo do doador e ele possa no futuro doar sangue novamente.



É necessário responder ao questionário de triagem todas as vezes que vou Banco de Sangue para doar?

Sim, as respostas atualizadas às questões de triagem são muito importantes dentro do processo de doação de sangue, pois colaboram para a segurança do doador e para que o suprimento de sangue seja o mais seguro possível para os pacientes, além de ser uma prática obrigatória pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).



Posso me candidatar à doação de plaquetas após a doação de sangue?

Sim, caso queira se candidatar à doação de plaquetas, a equipe de enfermagem avaliará se você possui veias adequadas na dobra do cotovelo, e coletará uma amostra de seu sangue para realizar a contagem de plaquetas. Após essa avaliação, você entrará no cadastro de candidatos à doação de plaquetas e será convocado conforme a necessidade transfusional dos pacientes.



Como acessar os resultados dos meus exames?

Após 30 dias da doação, acesse em RESULTADOS DE EXAMES.

Veja a matéria da revista HAOC, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, sobre os 60 anos de história do Instituto HOC.

Veja aqui
Quem Somos
  • Instituto HOC de Hemoterapia
  • Hospital Alemão Oswaldo Cruz
  • Doe Sangue
  • Doe Plaquetas
  • Clube do Doador
  • Agende sua doação
Nossa História
  • História da transfusão
  • Bancos de sangue no Brasil
  • Banco de sangue do Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Eventos
  • Semana Comemorativa do Doador de Sangue
  • Coquetel Clube de Doadores e Semana do Doador de Sangue 2016
  • Semana do Doador 2015
  • Semana do Doador 2014
  • Confraternização 2009
Artigos
  • Doação Passo a passo
  • Inaptidão Temporária
  • Matéria Revista HAOC
  • Medula Óssea
  • Pacientes e Familiares
  • Qualidade e Segurança
  • Perguntas e Respostas
  • Imprensa
  • Certificado de Excelência
  • Sobre nós
  • Entre em contato
  • Agende sua Doação
© Instituto HOC
Entradas: Rua Treze de Maio, 1815 e Rua João Julião, 331 - Paraíso
(próximo aos Metrôs Brigadeiro e Vergueiro)
De segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h, exceto feriados.

Website desenvolvido por KFL Comunicações
Mais informações, ligue para nós. +55 (11) 3286-7372