1- Registro
Na Recepção do Banco de Sangue você fornecerá informações básicas: nome, endereço, data de nascimento, etc., e apresentará seu RG ou documento equivalente.
2- Triagem Clínica
Você será submetido uma triagem clínica, que consta de um questionário a ser respondido de forma confidencial, com perguntas sobre sua saúde atual e passada, viagens, e sobre fatores de risco para doenças. Serão verificados sua pressão arterial, seu pulso e sua temperatura, e será examinada uma gota de seu sangue para medir o teor de hemoglobina ou hematócrito, com objetivo de determinar se você tem suficiente reserva de glóbulos vermelhos para fazer uma doação. Ao final, será solicitado que você assine um Termo de Consentimento e Responsabilidade, onde você dá consentimento para a coleta de sangue e declara que entendeu todas as perguntas do questionário e que as respostas são verdadeiras.
3- Voto de Autoexclusão
Visando máxima segurança para o paciente que receberá transfusão de seu sangue, se ao final da triagem você for considerado apto para doação, e se você tiver sentido constrangimento em responder algumas perguntas de cunho confidencial, será oferecida uma oportunidade íntima de você indicar que seu sangue não deverá ser utilizado em transfusão. Esta oportunidade chama-se “Voto de Autoexclusão”.
4- Doação
Independentemente de seu “Voto de Autoexclusão” ser sido SIM ou NÃO, em seguida, você será encaminhado à sala de coleta. Um profissional treinado fará cuidadosa assepsia em seu braço no local a ser puncionado. Por favor, avise se já teve alergia à solução antiséptica. Se for doação de Sangue Total, ele colherá cerca de 450 ml de seu sangue por meio de agulha acoplada a um conjunto de bolsas plásticas, todos estéreis e de uso único. A duração da coleta em geral é de 5 a 10 minutos e você estará assistido durante todo o procedimento. Se for doação de Plaquetas informe-se sobre a descrição detalhada do procedimento.
5- Reações
A grande maioria das doações acontece sem intercorrências clinicas ou complicações. A maior parte dessas reações é de origem psicológica, como nervosismo, medo, visualização do sangue ou da reação de outros doadores. Os sintomas podem ser: palidez, sudorese, náusea, vômito, desmaio, raramente contração ou espasmos musculares.
6- Descanso e Lanche
Após a doação você descansará cerca de 10 minutos e em seguida se dirigirá à sala de lanches. Lá, enquanto lancha, você pode preencher nossa pesquisa de Satisfação e aprender um pouco sobre destino da bolsa de sangue que você doou, em “PARA SER LIDO APÓS A DOAÇÃO”.
Exames
Seu sangue será submetido a testes específicos. Além da tipagem (Grupo ABO e Rh), serão realizados vários exames para evidenciar uma possível infecção por Hepatites B e C, HIV, HTLV, Sífilis e Doença de Chagas, e também um exame para detectar uma possível alteração na Hemoglobina (proteína do glóbulo vermelho que transporta oxigênio para os órgãos e tecidos do corpo). O Centro de Controle de Doenças da Prefeitura do Município de São Paulo requer que os Bancos de Sangue notifiquem o nome de todos os doadores com exames confirmadamente Positivos/Reagentes nos exames para as infecções referidas.
Exames “falso positivos” ou “falso reagentes”- Os exames realizados, por visarem proteção ao paciente, possuem alta sensibilidade, podendo eventualmente reagir com alguns elementos “naturais” do sangue (anticorpos de alergia, viroses, etc.) e apresentar resultados “falso positivos” ou “falso reagentes” existindo a possibilidade de você ser convocado para comparecer ao Banco de Sangue a fim de que seja colhida nova amostra de sangue para conclusão de algum exame.
Carteira de Doador
Você poderá acessar os resultados dos exames e terá opção de imprimir sua carteira de doador no link: https://www.portaldesaude.com.br/go/ihoc.
Comprovante de Doação
Se você precisar, peça um Comprovante de Doação antes de sair do Banco de Sangue.
Estacionamento
Para abonar o estacionamento do seu veículo no hospital, solicite o ticket na Recepção do Banco de Sangue.