Salientamos que pacientes e familiares são importantes no processo de doação de sangue e/ou de plaquetas. Por isso, a informação e o comprometimento em todas as etapas são de suma importância.
Doadores de reposição:
Solicitamos aos familiares e acompanhantes dos pacientes que receberam transfusão, a colaboração em divulgar a necessidade de doações de sangue total e/ou plaquetas por aférese, com a finalidade de nos ajudar a manter o estoque de hemocomponentes para transfusão.
O paciente (ou familiar) poderá acompanhar, através de uma listagem impressa, os nomes de todas as pessoas que compareceram ao Banco de Sangue a fim de fazerem doação em nome do paciente. Essa listagem poderá ser solicitada na recepção do Serviço de Hemoterapia (Banco de Sangue) ou diretamente com a recrutadora de doadores que faz a campanha de doação no hospital.
Transfusão autóloga/doação autóloga:
É quando um paciente realiza a doação para ele mesmo. Este procedimento dependerá da solicitação por escrito do médico assistente (cirurgião), e requer a aprovação do médico do Banco de Sangue (hemoterapeuta). É comumente utilizada em procedimentos cirúrgicos, e obedece às mesmas etapas de qualquer outro tipo de doação, ou seja, cadastro, triagem, coleta, lanche.
A dinâmica de coleta da bolsa autóloga dependerá do número de bolsas solicitadas para o procedimento, sendo que não deve ser colhida a bolsa de sangue do doador-paciente dentro das 72 horas anteriores à cirurgia; e, nos casos de solicitação de mais de uma bolsa, o intervalo entre cada doação deverá ser de no mínimo 7 dias. Em alguns casos, com a intenção de se manter a hemoglobina do doador-paciente maior ou igual a 11,0g/dl, faz-se necessário a reposição oral de ferro, antes ou após a coleta da 1ª bolsa de sangue.
As bolsas autólogas coletadas e não utilizadas serão desprezadas ao expirar o prazo de validade das mesmas, ou seja, 42 dias, após a coleta. Não podendo ser transfundidas em outros pacientes, pois os critérios para sua coleta são menos rígidos que para a coleta de bolsa não autóloga (alogênica).
Exames sorológicos realizados no doador
Em cada bolsa de sangue total ou de plaquetas por aférese coletada, é necessária a realização de exames sorológicos obrigatórios pela Anvisa - Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. Os exames são para Hepatites B e C, HIV (AIDS), HTLV, Sífilis, Doença de Chagas e o exame (não sorológico) de Eletroforese de Hemoglobina.
São realizados também exames de biologia molecular, não obrigatórios, que entendemos serem importantes para aumentar a segurança transfusional. São eles: PCR (NAT) para Hepatite B, Hepatite C e HIV (AIDS). Estes exames diminuem o risco do doador estar na janela sorológica, que é o intervalo em que o exame pode não detectar um contágio muito recente do doador com os vírus das hepatites B e C ou HIV (Aids).
Procedimentos de Sangria Terapêutica para pacientes externos (não internados)
Para o agendamento da sangria e informações a respeito de convênios atendidos e horários de funcionamento, ligar diretamente no setor administrativo do Serviço de Hemoterapia, de 2ª a 6ª feira (exceto feriados), das 8h às 17h.
Telefone: (11) 3178-7253 ou via WhatsApp: (11)97618-4767.
Para a realização do procedimento, é necessária a apresentação do pedido médico, do documento de identidade e da carteirinha da operadora (convênio), se for o caso.
Para maiores informações, clique aqui.
Procedimentos transfusionais para pacientes externos (não internados) – Seção Day Clinic Clínico
É necessário, o pedido escrito do médico solicitante para a realização de transfusão de hemocomponentes: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco ou crioprecipitado.
Para o agendamento para transfusão e informações a respeito de convênios atendidos e horários de funcionamento, ligar diretamente na Day Clinic, nos telefones: (11) 3549-0253 ou (11) 3549-0254.
Procedimentos por aférese para pacientes externos (não internados) - Seção Day Clinic Cirúrgico
Os procedimentos de Plasmaférese Terapêutica e coleta de Células Progenitoras Hematopoéticas - Stem Cell para transplante de medula óssea, podem ser realizados na Day Clinic Cirúrgico, porém é necessário contato prévio do médico do paciente com o médico do Serviço de Hemoterapia. Também é necessário o contato do paciente com o Setor Administrativo do Serviço de Hemoterapia para obter informações a respeito da guia de autorização do convênio, no telefone (11) 3286-7372.
Em seguida, fazer o agendamento na seção Day Clinic Cirúrgico, através dos telefones: (11) 3549-1328 e (11) 3549-1329.